Adequação do projeto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Veja aqui como a atividade do “Caderno do Professor” se enquadra na BNCC paulista:
Língua Portuguesa
EF69LP06 – Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou lobal, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis, em várias mídias.
EF69LP07B – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
EF69LP08 – Revisar/editar o texto produzido, tendo em vista sua adequação ao context de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado da ferramentas de edição (de texto, foto áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
EFL69LP14 – Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
EF69LP30 – Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
EFL08LP01C – Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar.
EF08LP01D – Analisar o fato noticiado ea fidedignidade da informação.
EF09LP01A – Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas das redes sociais.
EF09LP01B – Desenvolver estaratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fonts, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados.
EF09LP03A – Escrever artigos de opinião de acordo com o contexto de produção de dado.
EF09LP03D – Utilizar diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.
Ciências
EF08CI17 – Discutir e propor o uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente acessível para todos.
EF08CI16 – Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação e análise de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
EF09CI12A – Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populaces humanas e as bacias hidrográficas.
EF09CI12B – Propor estatégias de uso sustentável dos espaços relacionados às areas de drenagem, rios, seus afluentes e subafluentes, próximo à comunidade em que vive.
EF09CI13 – Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.